A difícil arte de acordar cedo.


Desde sempre, tenho problemas com o sono.  Não insônia, mas o contrário disso. Tenho uma super facilidade para dormir e perder o sono é uma experiência que eu vivi poucas vezes. Meu problema está em controlar o excesso de sono que eu sinto diariamente. Fora isso tenho uma dificuldade enorme para acordar cedo. Pesquisando aqui e ali, há algum tempo, descobri que sou uma pessoa notívaga (oi?), traduzindo, eu funciono mil vezes melhor durante a noite. Meu pico de energia é geralmente das 22 até umas 2 horas. Muitas vezes saio limpando a casa nesses horários e o marido já nem me acha tão esquisita e maluca.

Tá, mas o que isso tem a ver?
Tem a ver que que desde que virei mãe, essa mordomia de trocar o dia pelo noite acabou bem acabadinho.. Afinal de contas quem passou a controlar meu relógio biológico é a Ana Luiza e seus relógios biológicos de sono, fome e necessidades fisiológicas...

Aí vocês me dizem:
"Coloca a Analu em uma rotina que esteja de acordo com os horários da família!" Ok, super válido o conselho! E por algum tempo, realmente isso funcionou. Mas o que a gente faz quando a rotina resolve sair de férias e seu filho (a) começa a ir dormir todo dia as 2/3 da manhã?

- Segue o destino e dorme tarde, acreditando que "é só uma fase".
- Finge que isso é normal e que a filha de 1 ano quer ser notívaga assim como a mamãe. Bora trocar o dia pela noite, filhota!
- Decide encarar a situação com bom humor e se força a acreditar que a filha tem personalidade e sabe o que quer. Provavelmente culpa do signo e seu ascendente, alguma coisa relacionada ao cosmos...
- Enxerga a realidade e começa a se achar uma péssima mãe.
- Reza. Chora. Faz promessa.

No meu caso, todas as alternativas! E antes que alguém me ache uma exagerada melodramática, vou explicar o que tá sissucedendu há mais de TRÊS looooongos meses!


Tudo ia muito bem. A Ana Luiza sempre foi uma neném boazinha e nunca teve dificuldades para dormir. Seguia uma rotina linda, com horários lindos que eu estabeleci para acordar, mamar, tomar banho e dormir. Até o intestino dela funcionava mais ou menos nos mesmos horários. Assim como na música, todo dia ela fazia tudo sempre igual...
Até que um dia ela pegou um simples resfriado. Mais um, coisa comum para os moradores da glacial cidade de Curitiba. Acontece que esse resfriado veio junto com dentes querendo nascer (dentes esses, que estão há mais de 3 meses querendo nascer) e aquela rotina linda deu uma sacudida violenta. O apetite da pequena foi perdido, o sono também e tudo parecia ser motivo para irritá-la. "Ah, é só uma fase!" Todos diziam. "Daqui um mês, no máximo, tudo volta ao normal". E eu acreditei! Ai se ingenuidade matasse... 
E assim os dias foram passando.A pediatra aconselhou não forçar nada porque para muitas crianças o nascimento dos dentes é sofrido, mas que assim os dentes nascessem de fato, tudo voltaria ao normal. "Então tá!"
Com isso mais dias se passaram e os dentes viraram os vilões que sempre eram culpados por tudo que acontecia ou deixava de acontecer. Falta de apetite, falta de sono, gritaria e choradeira sem motivo aparente, febrinha, colo durante o dia inteiro, imunidade baixa e até a crise da Europa, se duvidar.
As horas de dormir passou a ser um sufoco e a Analu virou uma ninja que luta contra o sono até esgotar todas as forças. E lá eu ficava por horas e horas, com a ninja assistindo a insuportáveis repetições de clipes infantis. E no outro dia de manhã?? Não preciso nem dizer que nós duas ficávamos um caco e nossa alternativa era dormir até meio-dia. E a noite, mais uma sessão de tortura com o cocoricó e as galinhas e os pintinhos dos clipes...
Agora me diz, faço o que para a Ana Luiza dormir mais cedo? Você precisa fazer ela acordar cedo! Quem acorda cedo, dorme cedo!
Mas como acordo cedo se na noite anterior eu só fui dormir às 3 da manhã (porque depois que ela dorme eu ainda tenho coisas pra fazer em casa)? Deixa a Ana Luiza com alguém enquanto você descansa.
Quem? Os gatos? Não, tem que ser um humano.
Mas a única opção seria minha mãe mas não acho justo ela ficar com a Ana Luiza enquanto eu me finjo de madame e durmo até meio-dia! Então acorde cedo você!

E assim eu me dei por vencida e desde ontem passei a acordar cedo e fazer de tudo pra Analu gastar energia. Faço até ela dar uma caminhadinha matinal... Ontem, como por milagre, ela dormiu às 11 da noite. Hoje só Deus sabe!

Agora ficam as dúvidas:
Será que isso é só manha ou realmente é a bendita fase do nascimento dos dentes?
Falando em dentes, eles realmente nascem um dia?
Alguém tem alguma dica pra me dar? Contanto que não seja: "deixe ela no berço gritando até cansar por três dias, no quarto dia ela vai aprender que tem que dormir cedo."
Existe alguma coisa pra aliviar essa manha desconforto dos dentes? Só to sabendo de paracetamol, camomilina (que não funcionou), chá que ela não toma nem por decreto e o tal do nenê-dent (que até que funciona um pouquinho).

Por favor mãezamigas, estou aceitando qualquer dica....

12 comentários:

  1. Nossa Paty! Será que sou notívaga também? Hehe Sempre vou dormir tarde, mas não tão tarde quanto você! Leah sempre acorda super cedo e acho engraçado como qualquer ruidinho dela a noite eu ja dou pulo da cama e prontamente to lá no quarto dela, mas quando é de manhãzinha... nussasiha como é difícil levantar. Sou do tipo que morro de preguiça de sair devaixo da coberta, posso até acordar mas a coragem de levantar é 0! É com o mais sofro: acordar cedo!
    Não sei de nada pra ajudar, Leah sempre foi tranquila com o nascimento dos dentes, so agora que ela ta com 3 molares nascendo que ela nada mais chatinha e fica mordendo os dedos. Ela adora quando dou "cheese stick" que é queijo em formato de palito um pouquinho grosso, ela fica mordendo onde tá nascendo os dentes. Mas acho que o melhor é muito colo e paciência! Hehehe
    Tomara que as coisas se ajeitem por aí.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Paty os dentes da Lavinia tbm judiam ficamos uns 3 meses a espera dos primeiros que até agora com 14 meses só são 4...e assim como vc, camomilina, cházinha não resolvem por aqui! Como ela ainda mama no peito, isso ajuda muito... e esse acaba sendo meu grande aliado!
    Espero que as coisas melhorem e que pena não ter alguam dica boa..
    Beijão em vcs..

    ResponderExcluir
  3. Paty tenta fazer compressa com chá de camomila, já que ela não bebe o chá. De repente ajuda. A camomilina pra Laura funcionou, mas eu abria a capsula dentro da boca dela e derrubava o pozinho e ela comia e dava uma acalmada.
    Lá em casa a Laura só dorme depois da meia noite desde bem bebê e assim é até hoje...

    Boa sorte
    Beijocas

    Carol

    ResponderExcluir
  4. Justiça seja feita, a frase "quem acorda cedo dorme cedo" é de minha autoria!! quero meus créditos!!...rs enfim, estou orgulhoso dessas conquistas de voces, acordando cedo, caminhando e dormindo em horários normais...rs Essa fase, por mais complicada e desgastante que seja, esta sendo maravilhosa e muitos outras virão como desafios para nós!
    amo voces duas e contem sempre comigo!
    bjoooo

    ResponderExcluir
  5. Nossa paty, me vi em vc agora.. tb funciono melhor a noite, e o Luan tb tinha uma linda rotina, e um lindo sono de dormir a noite toda, até ficar doente pela primeira vez aos 6 meses, e o dente nascer nesta mesma época.. depois disso minha vida mudou (pra pior), ele não dorme bem a noite, acorda toda hora, acorda cedo, dorme cedo, ás vezes dorme tarde e acorda cedo.. tb me disseram q seria uma fase, mas já fazem dois meses e nada mudou.. Boa sorte ai, q isso passe.. pq como vc sei o qt é difícil.. bjinhos Lili do Luanzinho

    ResponderExcluir
  6. Paciência! Essa fase sempre é dolorosa. Embora eu não seja mãe e esteja longe de ser, acompanhei tudo isso nos meus priminhos. :)
    Espero que possa passar por meu blog e quem sabe, poderemos nos tornar seguidoras. =)
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Gata, loira, linda(gostou?) Entendo DEMAIS esse negocio do sono. Creio que somos 2 notivigas(eh assim o nome? To no cel e eh horrivel voltar tudo pra ver o nome certo). Serio, isso e serio. Eu simplesmente tenho que dormir at least 12h para acordar muito bem. Gente o sono me favorece. Eu amo dormir. Esses dias ate comentei com o Alan: nossa amor, se o Luigi nao tivesse nascido agora, eu iria te-lo em no minimo 5 anos later. Ele me perguntou: Porque? Eu respondi: Pra eu dormir mais, pois acho que nao dormi o suficiente pra ser mae.
    Ele riu.

    Serio, essa eh a unica coisa que eu sofro por nao poder mais fazer: dormir muito, sono longo, sem ser quebrado. Ai meu Deus.

    Sera isso uma doenca?

    Bom, depois falamos mais disso pois digitar pelo cel eh no minimo dificEO e irritante! Mas por voce vale a pena!


    Entao... Curti demais voce tomar essa iniciativa de ter habitos mais saudaveis. Acordar cedo eh bom. Nao eh porque nao gosto que nao reconheco. Eh mara acordar cedo, fazer mil coisas no dia e dar conta de tudo, sem essa necessidade de uma cama prolongada.

    Invejo demais quem da conta! ai ai ai...


    Entao, como te disse depois trocamos figurinhaa sobre esse assunto.

    Beijos beijos beijos.
    E sobre os dentes, nao sei nadinha :( Luigi comecou a cocar a gengiva, mas pelo visto isso vai durar muito ainda.

    ResponderExcluir
  8. Paty:

    1o - chorei de rir quando você descreveu as sessões noturnas com as galinhas, os pintinhos e toda a trupe da fazenda! Hilário!!!

    2o - é normal toda mãe se sentir perdida em algum momento!!! Fica tranquila! A gente é assim, mesmo: bipolar! Se dorme cedo não dá pra sair. Se dorme tarde, ficamos todos um bagaço. E laiá...

    3o - acho que você tomou a melhor saída: fez um esforço e todo mundo passou a acordar num horário "normal" (7:30hs tá bom ,né?) e ter uma vida conforme o sol. Super saudável!!!

    Tô aqui na torcida pra dar tudo certo, tá?

    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    PS: AMO Curitiba!!!

    ResponderExcluir
  9. Where to buy titanium trim - iTanium-arts
    Shop for Teton Luxury Futur Futur Futur titanium earrings studs Futur titanium grinder Futur Futur ford edge titanium Futur Futur Futur Futur Futur Futur Futur Futur Futur Futur Futur Futur Futur ford escape titanium 2021 Futur Futur Futur Futur Futur thunder titanium lights Futur  Rating: 5 · ‎1 review

    ResponderExcluir