Dos gostos e das preferências

Ana Luiza não faz o tipo fresca. É muito fácil deixar ela bem. Ela gosta de todo mundo, come de tudo e  se diverte muito com várias brincadeiras e passatempos. Mas claro que, mesmo sendo tranquila e fácil de lidar, tem suas preferências. Como nem sempre foi fácil descobrir essas preferências, principalmente quando era pra entreter a filha, resolvi colocar aqui as preferências da Analu, quem sabe isso possa ajudar alguém que se encontre sem saber o que fazer para deixar um bebê satisfeito. 

No ranque das pessoas legais eu ocupo o lugar número 1 e mesmo que não ocupasse, eu ia mentir porque deveria ser lei que a mãe sempre fosse a preferida.

Quando o assunto é alimentação, por um longo período a pequena só teve contato com leite e era muito feliz com isso, depois conheceu as frutas, legumes, verduras, carnes... O leite continua sendo sempre uma boa pedida, mas hoje pode até ser que ela abandone a mamadeira quando vê uma laranja. Antes a preferência era por banana, depois foi a vez da gelatina e agora a laranja é a queridinha da vez. Não importa a espécie, lima, pera, bahia, todas são muito bem aceitas pelo paladar da Analu.

Aí tem o jeito de se entreter. Aqui a preferência vive mudando, então achei melhor dividir em fases. Cada fase dura mais ou menos uns dois meses, as vezes mais. Para dar pra entender, vou explicar cada fase resumidamente.

Fase 01 - chorar-comer-dormir
O próprio nome já diz tudo, só o que interessava pra ela eram essas 3 ações. Nessa fase, não adiantava fazer a macaca na frente da Analu. Ela simplesmente não mudava a expressão de tédio. Deu uma certa agonia esse período, ainda bem que não durou mais do que dois meses. (RN - 1 mês)

Fase 02 - existe mundo além do peito
Comecei a ver algumas reações positivas na frente do pai, do móbile e de alguns brinquedos. Já não dava mais tanta agonia e eu consegui arrancar muitas risadinhas dançando músicas felizes na frente dela. Muitas vezes eu levantava o carrinho, deixava a pequena meio sentada e ficava horas conversando com ela. Não sei se era entendida, mas acho que ela gostava do meu papo, porque demorava muito pra começar a chorar, querendo dormir ou mamar. (2 - 3 meses)

Fase 03 - eu já sei brincar sozinha
Colocava vários brinquedos no berço ou na cadeira de alimentação e ela ficava sentadinha brincando por uns 10/20 minutos sem reclamar, depois disso eu tinha que entrar em cena, ou porque TODOS os brinquedos já estavam no chão, ou porque queria fazer outra coisa, ou queria dormir ou mamar. Também foi nessa fase que ela começou a assistir TV, mas também só ficava sem reclamar por no máximo 20 minutos. Nessa fase ela já ficava perfeitamente em pé com nossa ajuda e isso era sempre muito legal, muitas vezes eu servia de apoio para ela ficar em pé observando o mundo por outro ângulo. Brinquedos que deixavam ela em pé também eram ótimas opções. (4 - 5 meses)

Fase 04 - tudo é muito mais legal dentro da boca
Tudo, simplesmente tudo o que ela via ia parar na boca. Os brinquedos começavam a ter bem mais graça (dentro da boca, é claro) mas a brincadeira só durava mais de 20 minutos quando eu sentava para "brincar" junto. Foi nessa fase que ela descobriu o quanto eram legais os dvds do cocoricó e da galinha pintadinha, o que pra mim foi uma benção porque na hora de muita irritação, se não era hora de comer ou dormir, o dvd sempre acalmava rapidinho. A loucura por ficar em pé continuava presente, mas ela aprendeu a pular e começou a pular o tempo inteiro, 24 horas por dia se pudesse. A gente segurava embaixo dos bracinhos e ela poderia passar horas exercitando os músculos das pernas e nós os músculos dos braços. Pular era acima de qualquer coisa o passatempo mais legal (6 - 7 meses)

Fase 05 - me deixa que eu quero ser independente
Essa é uma fase chatinha porque ela não sabia andar, mas achava que sabia. Ficava apoiada em todos os móveis e assim conseguia chegar em vários lugares da casa. Arriscava engatinhar, mas nunca se interessou muito, legal mesmo era se aventurar apoiando nos móveis. Toda essa aventura, na maioria das vezes, resultava em quedas e muito choro depois. Ganhou um carro-brinquedo de presente, que eu já mostrei aqui. E amou desde o primeiro momento, o único problema é que queria "dirigir" em pé e a brincadeira começou a ficar um pouco arriscada. Ganhou também uma mesinha-instrumentos no dia das crianças e começou a passar muuuuuuito tempo quebrando tocando muito feliz. Descobriu também que a mesinha-instrumentos é um ótimo andador. (8 - 9 meses)

Fase 06 - me deixa que eu sou independente
Depois de passar dois meses tentando, aprendeu andar e acha que não precisa de mais ninguém. Se comporta dentro do carro-brinquedo, ficando sentada bem linda enquanto a gente empurra pra lá e pra cá. A mesinha-instrumentos ainda é muito querida, mas o passatempo preferido é deixar a mãe de cabelos em pé, fazendo o que não deve. Com um mundo de 80cm de altura ao alcance das mãos, surgem vários passatempos divertidos como detonar o papel higiênico do banheiro, abrir e vasculhar ou então virar o lixo do banheiro, abrir as gavetas da cozinha para ver o que tem dentro e em seguida fechar a gaveta nos dedos, pegar os objetos (quebráveis, de preferência) do rack da sala, pegar sapatos (adultos e infantis) e colocar na boca, arrancar pilhas dos controles remotos para colocar na boca, tentar enfiar o dedo no buraquinho da tomada, tirar os plugues das tomadas e colocar na boca (levar objetos indevidos à boca é ação frequente), tentar descer/subir a escada da casa da avó, sair na surdina da casa da avó e ir na garagem brincar com os cachorros (detalhe que um deles é bravo), tentar destruir o telefone batendo com força no chão, mexer em todos eletrônicos da sala da avó, ligar e desligar várias vezes o computador do padrinho, fuçar na ração dos gatos, tentar comer os cabos da televisão e do dvd, tentar comer cremes hidratantes da mãe, tentar se pendurar no cabideiro do quarto dos pais e acabar no chão com o cabideiro e várias bolsas em cima do corpo. Preciso urgentemente achar outros passatempos para Ana Luiza, antes que eu fique louca e ela toda arrebentada. Alguma sugestão?? (fase atual, vou pensar que até completar 1 ano ela comece a se divertir de uma maneira mais segura e mais comportada)

5 comentários:

  1. Adorei todas as fases...disse tudo!
    E não é só sua filha não viu amiga! rs
    Já estou te seguindo também.
    Beijos Ca

    ResponderExcluir
  2. e eu presenciei várias cenas dessa fase atual nessa semana passada hehehe tudo muito verdadeiro! a paixão pela laranja então, fica até na ponta dos pés pra comer até o último gominho, e tá muito espertinha também, sai de fininho pra aprontar, mas fica quietinha prestando atenção no dvd do cocoricó, palavra cantada.. já vou ficar com saudades de passar as tardes participando disso... beeeijosss

    ResponderExcluir
  3. heheheheh tudo muito lindo e verdadeiro, porque é assim que é e assim que tem que ser!!
    amo voces!.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito certo este post viu!! Amei a parte me deixa... Vai chegar um tempo que ninguem pega e não consegue tirar uma foto só no movimento eles andam o tempo todo!!! Cris

    ResponderExcluir
  5. ahhh, lembrei demaaaaais de tu dizendo que tinha conseguido deixar a Analu sem cair por muito temo, considerando que és um pouco desastrada. hahaha
    Agora ta dificil hein my dear, com essa bebe ambulabte.

    Beijosssssss fortes

    ResponderExcluir